Prefeitura divulga programação do Carnafolia 2018




Prefeitura divulga programação do Carnafolia 2018

O Prefeito Municipal de Paracatu, Olavo Remígio Condé, divulgou nessa quinta-feira, 25 de janeiro, a programação completa do Carnaval 2018 e o esquema de segurança preparado pelo município para o Carnafolia, na avenida Olegário Maciel e o Carnaval de Outrora, no Largo da Jaqueira. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa na Casa de Cultura.

Estiveram presentes na coletiva a secretária de Governo Francy Helle Remígio Condé Couto, o secretário de Esporte, Walter José de Souza, o secretário de Cultura e Turismo, Isac Costa Arruda, o secretário de Segurança Pública, Carlos Renato Zenóbio Ribeiro, o secretário de Meio Ambiente, Igor Pimentel Cruz, o representante da Polícia Militar, Tenente Cheloni, o delegado regional da Polícia Civil, Dr. Carlos Henrique Gomes, além dos vereadores Edvar Pacheco e Pedro Adjuto.




Durante a coletiva conduzida pelo secretário de Cultura e Turismo, Isac Arruda e pela secretária de Governo, Francy Helle Remígio Condé Couto, foram apresentadas à imprensa imagens da estrutura do CarnaFolia 2018, que segundo a secretária de governo, será a mesma do ano passado. “A Prefeitura realizou várias reuniões com todos os órgãos competentes do município. Todas as normas estão de acordo com o Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar e com o Ministério Público. Mais uma vez faremos um carnaval para toda a família. Estamos esperando um grande público,” destacou a secretária.

A secretária de Governo destacou também que pela primeira vez em Paracatu será realizada uma pesquisa com todos os cidadãos paracatuenses sobre a realização do carnaval no próximo ano. “Duas urnas serão instaladas na Avenida Olegário Maciel e na Jaqueira. A intenção da Prefeitura é que o paracatuense opine sobre a unificação dos dois carnavais, a mudança para o Parque de Exposição ou a continuidade da forma como é feito”.

Na oportunidade, o Prefeito Olavo Condé, agradeceu os esforços de todos os parceiros, Policia Militar, Polícia Civil, e do Corpo de Bombeiros, além de todos os secretários que estão envolvidos nessa grande festa.




Carnaval de Outrora no Largo da Jaqueira

Este ano o tradicional carnaval no núcleo histórico acontecerá nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro, com inicio às 20h e término previsto para a 00h. Na rua do Ávila e na rua Samuel Rocha serão montadas as barracas que comercializarão comidas e bebidas.

Durante a coletiva, o secretário de Cultura e Turismo, Isac Arruda, ressaltou que ainda não foram escolhidas as bandas que irão tocar no Carnaval de Outrora. “As bandas estão em processo licitatório, o resultado saíra na próxima sexta-feira, 2 de fevereiro”.

Já em sua segunda edição, o concurso de Marchinhas do Carnaval de Outrora 2018: A SUA CRIATIVIDADE É O DESTAQUE trará o tema “Becos e Ruas de Paracatu”. De acordo com o regulamento, as músicas devem ser obrigatoriamente inéditas e não serão aceitas paródias. A intenção é valorizar e destacar a cultura e as tradições do município.




Podem participar do concurso, compositores e cantores residentes na cidade e também os paracatuenses ausentes. A marchinha vencedora receberá R$ 2.000,00 (Dois mil reais) e a segunda colocada ganhará R$ 1.000,00 (Mil reais).

As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de fevereiro, na Secretaria Municipal de Cultura. O endereço é Rua Temístocles Rocha, número 74, no centro, de 8h às 11h e das 14h às 18h de segunda a sexta-feira. O resultado saíra no dia 13 de fevereiro, último dia de carnaval.

Segurança será reforçada

A soma de esforços proporcionará aos paracatuenses e turistas um carnaval agradável, com muita alegria, descontração e segurança. Pensando no bem estar do cidadão, a Prefeitura Municipal em parceria com Polícia Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros, preparou um forte esquema de segurança para o folião pular o carnaval tranquilamente.

O secretário de segurança Carlos Renato Zenóbio Ribeiro, o Tenente Cheloni, representando a Polícia Militar, e o delegado da Polícia Civil, Dr. Carlos Henrique Gomes, destacaram algumas ações que serão realizadas no carnaval.

Durante o evento, a Polícia Militar de Paracatu contará com reforço no número de policiais vindos da cidade vizinha de Unaí e também a participação de seguranças particulares contratados pela Prefeitura. Para a realização de boletins de ocorrências, será montado um posto da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros na Avenida Olegário Maciel e no Largo da Jaqueira. Um posto de atendimento médico avançado com ambulância também estará disponível durante o evento.

Na coletiva, o delegado da Polícia Civil, Dr. Carlos Henrique Gomes ressaltou também a que foi baixada uma portaria assegurando à população mais tranquilidade e ordem durante as festividades. Confira o decreto abaixo.




Já o secretário de Meio Ambiente, Igor Pimentel Cruz, explicou que os proprietários de estabelecimentos existentes nas mediações do sambódromo também terão regras especificas. “Além de portar o alvará de localização e funcionamento referente ao ano de 2018, o estabelecimento deverá obedecer ao horário de funcionamento estabelecido em seu alvará. Caso o proprietário tenha interesse de comercializar seus produtos fora do horário estipulado no alvará do estabelecimento, o mesmo deverá se cadastrar na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O descumprimento destas normas poderá acarretar em multa e no fechamento do estabelecimento”, concluiu. O comunicado com as regras será entregue em cada estabelecimento pela secretaria.

Confira a programação completa do carnaval da Avenida

O tradicional carnaval na Avenida Olegário Maciel, em frente à Prefeitura, terá abertura oficial na sexta-feira, 9 de fevereiro, com o show da cantora paracatuense Emanuele e Banda, no repertório vários hits do momento para embalar o primeiro dia de folia.

Já no dia 10 de fevereiro, sábado de carnaval, será a vez da banda Via Circular da Bahia, com um conceito musical que une a batida contagiante do dancing e a musicalidade da percussão baiana, imprimindo uma marca musical única, com o bom e velho Axé Music.

Sucesso do carnaval de Diamantina, o famoso grupo Bat-Caverna será uma das atrações do Carnaval de Paracatu. O grupo se apresenta no domingo, dia 11 de fevereiro. Com sua bateria bastante peculiar, o irreverente grupo promete agitar os foliões com muita energia e um repertório variado com o melhor do samba.

Na segunda-feira, 12 de fevereiro, o agito vai ficar por conta, da cantora Carla Cristina. Natural de Salvador, a baiana começou a carreira aos 12 anos cantando em bares e festivais por toda Salvador. Em 1997, foi Integrante da banda “As meninas” que a tornou conhecida em todo Brasil. Hoje em dia ela brilha na carreira solo.






E para encerrar o carnaval em grande estilo e como muita música, na terça-feira, 13 de fevereiro, a partir das 16h, tem matinê para as crianças no palco principal da Avenida Olegário Maciel, e às 20h tem mais show com a cantora Emanuele Moraes.

A festa na avenida está marcada para começar às 20h e terminar às 3h. A exceção será no último dia de evento, dia 13, quando ocorrerá uma matinê a partir das 16h e o encerramento está previsto para a meia noite

Antes dos shows principais haverá shows com as bandas:

  • Sexta – Dani Gama abre para Emanuelle
  • Sábado – Swing e CIA abre para Via Circular
  • Domingo – Emanuelle abre para Bat-Caverna
  • Segunda – Dani Gama abre para Carla Cristina

ASCOM/SEGOV

Prefeitura Municipal de Paracatu



Comentários no Facebook