NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA DE PARACATU SOBRE BOATOS DE SURTO DE MENINGITE

A Prefeitura de Paracatu, através da Vigilância Epidemiológica, esclarece que, os recentes áudios emitidos por meio de um locutor de emissora de Rádio supostamente da cidade de Cristalina e via aplicativo de smartphone ‘Whatsapp’, onde alegam supostos casos de Meningite em Paracatu, dando a entender que há um surto da doença na cidade, não são verdadeiros.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que não há casos notificados nem confirmados de pacientes com a doença.

No início da tarde desta segunda-feira, 28, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, SMS, a Prefeitura realizou uma Coletiva de Imprensa com a Médica Infectologista Dra. Gabriele Borges Machado, que prestou todos os esclarecimentos acerca da suspeita de um caso de meningite em Paracatu.

A Coletiva aconteceu no Posto de Saúde do Bairro Bela Vista e contou com representantes da imprensa local, além de assessores de vereadores da Câmara, o líder de governo na casa, vereador Hamilton e de representantes da Secretaria de Assuntos Jurídicos.

De acordo com a Dra. Grabriele, trata-se de um caso suspeito de uma criança de 10 anos de idade internada no Hospital Municipal de Paracatu com sintomas característicos, ou seja, compatíveis com Meningite Bacteriana. Há, portanto, uma suspeita clínica e não um caso confirmado. A criança será transferida porque ela precisa continuar o tratamento numa Unidade Intensiva Infantil. Não há casos diagnosticados em Paracatu. Enfim, está longe de ser um surto. Isso eu quero deixar bem claro para a população, afirmou a médica.

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Existem diversos tipos de meningite, e para cada um deles há causa e sintomas específicos.

Os primeiros sinais de meningite, quando manifestados, são facilmente confundidos com os sintomas típicos da gripe. Eles geralmente aparecem de algumas horas até dois dias após a infecção. Os sintomas mais comuns da meningite são: febre alta repentina, forte dor de cabeça, pescoço rígido, vômitos, náusea, confusão mental e dificuldade de concentração, convulsões, sonolência, fotossensibilidade, falta de apetite e rachaduras e presença de manchas vermelhas na pele.

A Prefeitura, atenta aos boatos, tranquiliza a população, reforçando que não há surto de Meningite em nossa cidade.  Portanto, não há motivos para preocupação.

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARACATU

Assessoria de comunicação Prefeitura de Paracatu-MG.

Comentários no Facebook