Reclamações dos passageiros de transporte coletivo em Paracatu

Há alguns anos a população paracatuense tem demonstrado através de suas opiniões públicas o descontentamento com a qualidade dos serviços oferecidos pela empresa Expresso Planalto.

As reclamações poderiam orientar o direcionamento de uma pesquisa séria e de credibilidade para detectar os problemas enfrentados pelos usuários do transporte público coletivo local. Entretanto, estranhamente, a administração municipal parece fechar os olhos para estes problemas. Talvez seja pelo fato de que os chefes do executivo e a grande maioria dos agentes políticos não façam uso do serviço.

Os passageiros costumam reclamar que os ônibus demoram a passar no ponto, que alguns motoristas não param quando eles acenam e também que alguns motoristas dirigem perigosamente. Outra reclamação quase unânime ouvida por usuários em pontos de ônibus da cidade é a superlotação principalmente em horários de pico. Os estudantes das escolas, faculdades e universidades tem convivido diariamente com a superlotação.

Devido a grande quantidade de usuários do transporte coletivo municipal, e o crescimento contínuo da demanda, parece ser notória a necessidade da criação também de um órgão regulador (ou de fiscalização). Sabemos que o transporte coletivo municipal pode ser prestado de diversas formas. O poder público pode atuar diretamente constituindo um órgão ou uma entidade que seria um segmento personalizado da administração. Pode-se criar uma autarquia, regida pelo regime de direito público, ou então uma empresa municipal para fazer isso.

Os usuários precisam ter voz, e podem ajudar bastante na construção da qualidade dos serviços oferecidos com a criação de um órgão que os ouça e faça valer seus direitos.

Enquanto a prefeitura não cria este órgão, sugerimos aos usuários que utilizem-se de formas criativas e modernas para demonstrar a realidade do transporte coletivo municipal da nossa cidade. Chega de Aperto! Qualquer pessoa pode fazer a sua reclamação nas redes sociais, mandando vídeos e fotos das situações que acontecem pela cidade dentro e fora do transporte público. As pessoas podem fazer suas denúncias e reclamações do que têm sofrido por lá, com textos, fotos e relatos, para que a administração municipal tome conhecimento e cobre melhorias, até porque foi a mesma que renovou o contrato com a empresa por longos anos.

FOTOVitor Soares – Professor da rede pública estadual e municipal de ensino de Paracatu, graduado em Geografia e Pedagogia, pós-graduado em Gestão Ambiental e Docência do Ensino Superior e pós-graduando em Gestão Escolar: Supervisão, Inspeção e Orientação.

Comentários no Facebook