Artesãos de Paracatu realizam Bazar de Natal

colecao_paratuA Casa do Artesão promoverá um Bazar de Natal especial na Casa de Cultura com peças desenvolvidas pelos artesãos de Paracatu nos dias 7 e 8 de dezembro (sábado e domingo). No local, haverá exposição e venda dos produtos para os visitantes. O evento será aberto ao público e acontecerá das 10h às 20h com a presença dos artesãos do Bordando Paracatu com Arte (Associação dos Artesãos) e Tecelagem Casulo (Associação Esther Siqueira Tillmann).

Alguns dos produtos que estarão à venda fazem parte de uma coleção de artesanato local com marca e design próprios, que valoriza a tradição e auxilia a produção local a alcançar parâmetros de qualidade ainda mais altos.  A criação da marca Coleção Paratu teve como foco o tear, bordado e crochê. O slogan “artesanato de Paracatu para todos” se junta à marca Paratu (para tu, para você) para transmitir a ideia da cidade para fora, de integração, comunicação e partilha.

“A Kinross busca a transformação social com a geração de trabalho e renda, um dos eixos do Programa Integrar. O trabalho desenvolvido, em conjunto com os artesãos locais, possibilita uma maior profissionalização da produção e consequentemente uma melhor visibilidade externa, atraindo compradores e apoiando a geração de renda local”, explica Ana Cunha, gerente de Comunicação e Relacionamento com Comunidades da Kinross Paracatu. “O bazar é uma excelente oportunidade para a população conhecer, ainda mais, a cultura local e adquirir lembranças originais para presentear parentes e amigos no Natal”, diz.

Segundo as artesãs e coordenadoras da Coleção Paratu, Nádia Batista, da Associação dos Artesãos, e Mércia Souto, da Associação Esther Siqueira Tillmann, há uma grande expectativa para o bazar.  Será a primeira vez que a coleção será apresentada para a comunidade e elas garantem que todo o trabalho desenvolvido até o momento está belíssimo.

Nádia acredita que o grande diferencial será a apresentação de um trabalho que foi realizado entre duas importantes associações de artesãs. “Esse momento só reforça a importância do artesanato de Paracatu traduzido nesses trabalhos, além de ser uma ótima oportunidade de geração de renda para as beneficiárias da Coleção Paratu”. Já para Mércia, a expectativa em relação ao bazar está na oportunidade das artesãs exporem pela primeira vez o trabalho delas, além de divulgar a Associação Esther Siqueira Tillman. “Através do bazar, as artesãs poderão entender a importância do artesanato como renda, além da valorização e reconhecimento do trabalho delas”. A artesã Ignês Praça foi à fundadora do bazar que começou em 2004. “A ideia seria criar um momento em que pudéssemos fazer o bem através do artesanato e, desde então, parte da renda do bazar é revertido para alguma instituição beneficente”.

Os produtos, entre eles pano de prato, almofadas, tapetes e toalhas, possuem inspiração em festas típicas locais, flores, frutas do cerrado e as fitas coloridas que lembram a Caretada.

 

Programa Integrar:

A Kinross Paracatu criou em 2011 o Programa Integrar, em um processo que vem consolidando a implementação de sua política de investimento social privado, focado nas áreas de educação, cultura, meio ambiente e geração de trabalho e renda. O objetivo é desenvolver, por meio de parcerias, projetos que visam estimular resultados transformadores, gerar valor compartilhado aos envolvidos e fortalecer políticas públicas já existentes no município. Com essa proposta, a Kinross busca construir, junto com a sociedade local, iniciativas que contribuam para o desenvolvimento de Paracatu, reforçando seu compromisso com a cidadania corporativa exemplar e reafirmando a crença na união de esforços como meio efetivo de transformação social.

Comentários no Facebook