Série Boas Práticas traz ação de escola na recuperação de nascente no município de Vazante

serie-boas-praticas-traz-acao-de-escola-na-recuperacao-de-nascente-na-cidade-de-vazante_c_slideAo plantar uma boa ideia, a escola pode ajudar no nascimento da cidadania e no cultivo da consciência sustentável. No município de Vazante, Noroeste de Minas, a Escola Estadual Presidente Juscelino Kubitschek desenvolve o ‘Projeto Plantando para o futuro, recuperando a nascente’. A iniciativa, que conta com o envolvimento de alunos e professores, ajudou a recuperar uma das nascentes da cidade e a deixar a natureza mais verde. Este projeto é o tema da série ‘Boas Práticas’ nesta segunda-feira (2). A série é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (SEE), em parceria com a Rede Minas, exibida nos intervalos da programação da emissora.

O projeto surgiu a partir de um contexto ambientalmente desfavorável. Vegetação devastada, erosões redução de cursos d’água’ eram alguma das características de um dos cenários naturais da cidade. “Com o cercamento, a vegetação nativa começou a crescer e com o plantio de mudas a água começou a brotar”, lembra o professor de Química, Ângelo Gomes de Melo.

Para essa mudança de realidade não foram poupados esforços. Alunos e professores realizaram o plantio e cultivo das mudas, como o combate às pragas. Eles também ajudaram na manutenção da área para receber visitas. “Esse projeto foi muito bom e contribuiu para uma consciência socioambiental de todos os alunos da nossa escola”, comenta a aluna Jéssica Morais Martins.

O trabalho, que virou referência na cidade virou estudo de caso e é apresentado a outras escolas da região. “A escola recebe alunos de outras escolas, de faculdades e nossos alunos, no início dão palestras e depois vem para o campo mostrar o trabalho”, conta a professora de Biologia, Marli Rodrigues Fonseca.

Via Agência Minas

Comentários no Facebook