Chamas atingem dois parques em Joaquim Felício e Paracatu

O fogo vem provocando danos em pelo menos dois parques florestais em Minas, segundo dados divulgados ontem pela Força-Tarefa Previncêndio, do Sistema Estadual de Meio Ambiente. Somente este ano já foram registrados 52 incêndios em unidades de conservação ambiental estaduais, e 35 no entorno delas, sendo que 85 foram debelados. No Parque da Serra do Cabral, em Joaquim Felício, na Região Central, e no Parque Estadual de Paracatu, Noroeste de Minas, as chamas que começaram na terça-feira ainda devastavam a vegetação na tarde de ontem.

Em Joaquim Felício, oito brigadistas do Parque da Serra do Cabral trabalhavam com a ajuda de um avião Air Tractor da Previncêndio. Em Paracatu, quatro funcionários da unidade de conservação tentavam conter as chamas. Responsáveis pela gerência do parque seguiram para o local para analisar se será necessário reforçar a equipe e lançar mão de aeronaves no combate ao fogo.

De janeiro a junho foram detectados por meio de satélite 1.039 focos de calor em Minas Gerais. Em 2012, no mesmo período, eram 1.445 focos. O mês de julho, que no ano passado teve 884 focos de calor registrado no estado, até agora soma 213.

Imagem de capa Meramente Ilustrativa.

Via Estado de Minas.

Comentários no Facebook