Engajado na política pública que proporciona o acesso à alimentação aos alunos no período de permanência nas escolas (lei n 11.947/2009), Dom Mauro Morelli foi recebido pelo Presidente da Câmara Glewton de Sá, pelo Vereador Rosival Araújo e pelo Vereador José Maria Coimbra.
O Bispo falou sobre o programa estruturador cultivar, nutrir e educar que visa garantir o direito humano à alimentação saudável, adequada e solidária, contemplando o binômio educação e nutrição para os alunos das escolas públicas estaduais de educação básica potencializando a alimentação escolar, fortalecendo a agricultura familiar e promovendo a educação alimentar nutricional.
A visita ao município visou contribuir com o levantamento de dados da agricultura familiar, escolas da rede pública, proporcionar ajustes metodológicos que visem a execução das ações articuladas pelo programa nas localidades abrangidas. Dom Mauro também proferiu a palestra “Binômio educação e nutrição”: direito humano á alimentação saudável ,adequada e solidária.” no seminário que reuniu cerca de 200 pessoas no município de Paracatu.
Dom Mauro Morelli
Foi ordenado diácono em 3 de junho de 1964 e recebeu o sacramento da ordem em 28 de abril de 1965. Em 12 de dezembro de 1974, foi nomeado bispo auxiliar de São Paulo pelo papa Paulo VI, recebendo a sagração episcopal de Dom Paulo Evaristo Arns em 25 de janeiro de 1975. Em 25 de maio de 1981, foi nomeado pelo papa João Paulo II o primeiro bispo da então criada Diocese de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde permaneceu até 12 de junho de 2005.
Sua atuação à frente do episcopado lutou por uma igreja aberta aos problemas do mundo e na luta pela dignidade humana. Nos anos 1986 a 1990, juntamente com o Pastor Presbiteriano Jaime Wright e Dom Waldyr Calheiros integrou a junta jurídica do Serviço Paz e Justiça na América Latina, SERPAJ-AL, organização internacional de Defesa dos Direitos Humanos, e organismo consultivo da ONU que é presidida por Adolfo Pérez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz de 1980.
Destacou-se pelo combate à miséria e à fome e pela luta pela ética e cidadania. Foi um dos fundadores do Movimento pela Ética na Política. Junto com Herbert José de Souza, fortaleceu a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida. Esteve à frente da criação do conceito de segurança alimentar enquanto combate à fome. Em São João de Meriti, é o articulador do programa Mutirão de Combate à Desnutrição Materno-Infantil. Foi membro do Comitê Permanente de Nutrição da ONU. Foi presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional-CONSEA durante o governo Itamar Franco, de 1993 a 1994, além de presidente do CONSEA- MG e CONSEA-SP. (fonte Wikipédia)
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal