Todos os dias surgem novas tecnologias ou novas implementações para as já criadas, porém só o fato da mesma ser uma inovação não garante seu sucesso e sua disseminação no mercado.
As TVs 3D e o Blu-Ray fazem parte do “caso” descrito acima, as duas tecnologias são grandes inovações, entretanto esbarram nos preços e nas dificuldades técnicas para alcançar um grande público.
A imagem em terceira dimensão aliada a alta definição da TV 3D leva o espectador há uma grande experiência, uma imagem completamente limpa, sem falhas, leva o telespectador para dentro do filme, jogo ou qualquer outro programa.
No entanto para ver filmes, será necessário ter um aparelho Blu-Ray, além de óculos 3D para toda sua família, o que vai encarecer bastante seu entretenimento, além do preço da própria TV que é mais elevado do que as TVs comuns, sendo assim no momento, é inviável ter um capricho desses em sua casa.
Que tal guardar mais de 40 filmes em um disco? A possibilidade veio com a chegada do Blu-Ray ao mercado, o qual existem projetos para armazenamento de 200 GB, sendo que um único disco de DVD de camada simples tem capacidade para 4,7 GB, gravando um filme com qualidade alta.
Os Blu-Rays ainda encontram dificuldades em sua distribuição, primeiro pelo seu alto preço, sem contar a concorrência com os downloads, a pirataria e até mesmo os filmes pagos pela “net” que saem mais em conta.
Mas a tecnologia Blu-Ray diferentemente das TVs 3D estão assumindo o mercado com uma velocidade maior, primeiro pela sua capacidade de armazenar vários arquivos, e por último pela utilização do seu disco em um dos maiores vídeos-games do mundo, o Playstation 3 que colocou o Blu-Ray padrão para os seus jogos.
Aos poucos as duas tecnologias vão ganhando e quem sabe daqui a alguns anos possa dominar o mercado, por enquanto vão caminhando a passos lentos…